As viagens sustentáveis fazem parte do turismo sustentável, uma abordagem que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de equilibrar suas necessidades de viajar com a preservação dos locais visitados.
Isso está além de simplesmente viajar, pois trabalha a interação respeitosa do turista com o ambiente e as comunidades locais.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, essas viagens conseguem atender às necessidades dos viajantes e das regiões, pois são capazes de manter a integridade cultural, os sistemas que sustentam a vida e a biodiversidade.
Mas antes de entender um pouco mais sobre esse tipo de turismo, é importante compreender o conceito de sustentabilidade, pois ela se refere à capacidade de atender as necessidades atuais, sem comprometer as das próximas gerações.
Para isso, ela depende de 5 pilares, que são as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e as parcerias. É dessa forma que a sustentabilidade consegue eliminar a pobreza, proteger os recursos naturais e garantir uma vida mais próspera.
Também promove sociedades pacíficas e encoraja a colaboração global para alcançar os objetivos. Com base nisso, este texto vai explicar o impacto das viagens sustentáveis, quais são os tipos mais comuns e como elas podem melhorar a saúde das pessoas.
Impacto das viagens sustentáveis
As viagens sustentáveis trazem vários impactos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Um deles é a preservação ambiental, pois consegue reduzir os impactos negativos no meio ambiente e ajuda a conservar recursos naturais.
Por meio de ações como redução da poluição, proteção de espécies em riscos e conservação de habitats naturais, o turismo sustentável consegue manter a beleza natural dos destinos.
Todo tipo de comércio dos locais visitados, como uma distribuidora de equipamentos de informatica, consegue se beneficiar devido ao fomento à cultura local.
Essa abordagem fortalece as comunidades, valoriza os patrimônios culturais e tradições e possibilita que os viajantes aprendam com as culturas locais. Isso envolve costumes, línguas e outras práticas que pertencem à comunidade.
Do ponto de vista econômico, o turismo sustentável é como um motor de desenvolvimento que ajuda a criar empregos e gerar renda.
Isso porque ele incentiva negócios locais e os turistas compram produtos artesanais, o que torna a distribuição de renda mais justa e reduz a pobreza.
Tipos de viagens sustentáveis
As viagens sustentáveis podem ser realizadas de várias formas, e cada uma delas tem suas práticas e objetivos. Uma das mais comuns é o ecoturismo, esse é o principal objetivo é conhecer destinos onde a natureza é o principal atrativo.
Mas além de apreciar as maravilhas naturais, como montar uma tenda branca fechada em uma praia paradisíaca para passar o dia, o turismo sustentável também inclui a educação ambiental.
Isso acontece por meio de visitas em áreas naturais de maneira responsável para minimizar o impacto humano e garantir a manutenção e a proteção da biodiversidade.
Já o turismo cultural é mais voltado para a obtenção de experiências e aprendizado sobre as culturas e tradições locais.
As pessoas aprendem um pouco mais sobre a história, a arte e a gastronomia do destino, sempre pautadas na preservação e na valorização do patrimônio cultural.
Quanto ao turismo de aventura, envolve atividades que despertam a emoção e a adrenalina, mas sempre com vistas a preservar o meio ambiente. Os turistas participam de várias atividades ao ar livre, como:
- Escalada;
- Trilhas;
- Rafting;
- Mergulho.
Os viajantes são conduzidos de modo a minimizar o impacto ecológico e aprendem a respeitar a integridade do local visitado.
Benefícios das viagens sustentáveis na saúde
As viagens sustentáveis são uma modalidade que traz benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde dos turistas. Entre eles estão:
- Fuga do estresse;
- Melhora da saúde física;
- Melhora da memória;
- Controle da pressão arterial;
- Aumento da vitamina D.
Muitas pessoas têm o sonho de se mudar para a praia e chegam até mesmo a pesquisar sobre quiosque de sapé valor para abrir o próprio negócio e viver uma vida diferente.
O turismo sustentável é uma forma de fugir do estresse, uma vez que os viajantes conhecem lugares tranquilos, silenciosos e não precisam cumprir prazos ou encarar o trânsito.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, pessoas que vivem em áreas com grande vegetação possuem uma expectativa de vida 12% maior, por isso aproveitar as férias com turismo sustentável é uma forma de viver.
Outra pesquisa realizada pela Universidade de Michigan mostrou que pessoas que se exercitam por meio de caminhadas na natureza conseguem melhorar a memória em 20%.
Embora outras atividades, como a leitura, sejam muito benéficas para o cérebro, é fundamental fazer uma pausa para aproveitar a natureza.
Dedicar um tempo às atividades junto à natureza, como manutenção de jardim vertical ou visitar um lugar de grande vegetação também é muito bom para a pressão arterial.
Pessoas que sofrem de estresse crônico podem separar alguns dias do ano para investir no turismo sustentável e reduzir os efeitos negativos do cotidiano.
Por fim, mas não menos importante, as viagens sustentáveis estão diretamente relacionadas a ambientes ao ar livre, e representam uma oportunidade de tomar Sol.
Fazer isso alguns minutos por dia permite que o organismo absorva vitamina D, fundamental para a manutenção hormonal e para a nutrição do organismo.
Importância das viagens sustentáveis
As viagens sustentáveis não ajudam apenas os viajantes, mas também as comunidades locais, fazendo com que as pessoas mudem a maneira como enxergam o turismo.
Tudo isso gera impactos muito positivos para o país, afinal, viajar não deve ser uma atividade prejudicial, e as pessoas começaram a entender como podem colaborar nesse sentido.
Um hotel geriátrico, assim como outras modalidades de hotelaria, é um exemplo das mudanças que estão acontecendo no setor e do fato de que o número de pessoas que viajam está crescendo consideravelmente.
Assim sendo, esse movimento precisa ser realizado de forma responsável, dando preferência para o turismo sustentável. Isso porque ele tem como propósito beneficiar o meio ambiente, as comunidades locais e aumentar as vantagens econômicas.
Essas viagens também estão atreladas ao conceito de mobilidade sustentável e o papel dos viajantes é dar preferência para essa modalidade e saber identificá-la.
Como identificar práticas sustentáveis?
Identificar práticas sustentáveis ao longo de uma viagem é fundamental para investir no turismo responsável. Uma das formas de fazer isso é optar por acomodações e operadores turísticos com certificações de sustentabilidade.
Esses selos garantem que o estabelecimento adota práticas ambientalmente responsáveis. Também é importante observar se a atividade turística apoia a economia local do destino.
Isso acontece, por exemplo, quando a agência de viagens contrata uma empresa de porta etiquetas magnéticas presente no local. Ela também pode contratar moradores locais e incentivar a venda de produtos artesanais da região.
O turista também precisa verificar se existem práticas de conservação ambiental, como conservação da água, programas de redução de resíduos, uso de energia renovável e reciclagem.
A experiência turística como um todo precisa respeitar e valorizar a cultura e as tradições do destino, sem fazer exploração cultural ou promover estereótipos.
Além disso, também é importante se certificar se a viagem incentiva meios de transporte sustentáveis, como o transporte público, caminhadas e bicicletas.
Esses indicadores são muito importantes para garantir uma escolha alinhada aos princípios das viagens sustentáveis e que traz benefícios para os turistas e para a comunidade local.
Na hora de visitar o comércio presente na cidade visitada, como um fabricante de papel de parede para provador de loja, é importante abandonar qualquer uso de plásticos descartáveis.
Uma garrafa de água de plástico, por exemplo, costuma ser usada por apenas 15 minutos, mas pode levar mais de mil anos para se degradar no meio ambiente. Ao viajar, é fundamental ter consciência disso e adotar uma postura sustentável.
No caso da garrafa de água, é melhor levar uma squeeze pessoal para o passeio, pois isso ajuda a reduzir os resíduos plásticos nos habitats, principalmente no oceano.
Outra dica é incentivar o comércio local, por exemplo, o viajante pode comprar produtos de instalação para loja de roupas no destino que está visitando.
Outra dica é fazer as refeições em restaurantes da cidade que não pertençam a grandes redes, principalmente internacionais.
Considerações finais
O meio ambiente é constantemente agredido pelo ser humano em diversas atividades e, infelizmente, o turismo é uma delas.
Mas assim como existem alternativas sustentáveis para muitas coisas, as viagens sustentáveis surgem como uma forma de conhecer novos lugares, sem prejudicar o planeta.
Já existem várias agências de viagens especializadas nessa modalidade e que oferecem opções de destinos conscientes e que agregam muito aos turistas.
É perfeitamente possível conhecer e aproveitar novas culturas e costumes sem agredir o planeta e o meio ambiente como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.