Loading

Passar um tempo em família é importante para que todos se desenvolvam em sentido emocional e psicológico. Essa interação também traz mais felicidade, tranquilidade para o ambiente e harmonia nas relações diárias.

A rotina pode ser bastante corrida e o tempo mais curto na medida em que os filhos crescem, mas é possível criar momentos em família por meio de jogos de tabuleiro, histórias, leitura, organização da casa, viagens e piqueniques juntos.

Quando os pais promovem essas ocasiões em família durante a semana, passam a aproveitar melhor cada fase de desenvolvimento dos seus filhos, fortalecem os vínculos afetivos, ajudam as crianças a desenvolverem habilidades para resolver conflitos e também a terem sucesso em outras áreas da vida.

Façam uma viagem juntos

Planejar uma viagem juntos pode ampliar as oportunidades de convivência mais próxima entre os membros da família. E não precisa ser um roteiro caro e exótico. Pode ser uma viagem breve de fim de semana em um ponto turístico mais próximo ou na natureza.

Envolva os membros da família na criação dos roteiros para visitar os pontos turísticos e demais preparativos. Pergunte sobre o local e peça ajuda para organizar a viagem, os locais para as refeições e os hotéis para hospedagem.

Cultive o hábito de cozinhar em família

Cozinhar também é uma forma de aproximar a família. Todos podem participar desse momento e ajudar para que ele fique mais divertido e com receitas mais variadas, onde cada um poderá ajudar a partir daquilo que sabe.

Esse momento também pode ser usado para ensinar os filhos a descobrirem novas receitas e para todos aprenderem de forma conjunta, enfim, um momento para que a família faça coisas novas.

Compre jogos de tabuleiros

Os jogos de tabuleiro são ótimos para ensinar crianças, adultos e jovens a trabalhar o raciocínio lógico, a concentração, a estratégia e a criatividade. São inúmeras opções para se divertir em família, que vão variar de jogos de duas até mais pessoas e todos podem participar.

Atividades manuais

Realizar trabalhos manuais, como artesanato, pintura, mandalas, desenhos e outros, além de ser terapêutico, ajuda a relaxar a mente e o corpo. Quando fazemos esse tipo de atividade, refinamos a coordenação motora, a psicomotricidade e a concentração, diminuindo os hormônios do estresse.

Para realizar essas atividades, não é necessário ter muitas coisas. Além de reaproveitar materiais, como rolos de papel, garrafa pet e outros, vocês precisarão de tintas, lápis de cor, canetinhas, telas, tinta guache e outros que a imaginação pedir.

Fazer exercícios físicos

Praticar atividades físicas em família também é uma ótima forma de passar o tempo juntos, além de ajudar os filhos na construção de hábitos saudáveis para o futuro. E para que não haja desculpas, vocês poderão fixar dias e horários na semana para que todos se programem.

Para isso, vocês podem recorrer às aulas no YouTube ou acessar aplicativos de treinos, que oferecem diversos tipos de atividades para mexer o corpo. Além disso, vocês podem criar desafios semanais para motivar todos a continuar no treino.

Sessões de leitura conjunta

A leitura é importante em todas as fases da vida e seus benefícios são inúmeros, como ampliação do vocabulário, desenvolvimento do senso crítico, memorização, criatividade e concentração. Os pais podem escolher um livro por mês para ler com os filhos em uma sessão semanal, de acordo com a idade e o desenvolvimento cognitivo.

Sessão de cinema em casa

Fazer uma sessão de cinema é divertido e é uma forma de relaxar e curtir em família o título escolhido. Para essa escolha, uma forma divertida é fazer rodízio, onde cada um escolhe um filme a cada semana. Depois, é só estourar a pipoca e curtir juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top