A moda também é uma forma de expressar sua opinião e mostrar sua personalidade
As roupas também falam. Pode ser estranho ler isso, mas fique tranquilo, você não vai ter um diálogo com as peças que tem em casa, no entanto, sempre que escolhe algo para vestir está transmitindo uma mensagem.
Talvez você tenha dificuldade com as palavras, seja uma pessoa mais tímida, mas, devido às roupas que usa em seu dia a dia, passa a imagem de alguém seguro e decidido. Sim, o seu estilo pessoal fala muito sobre você e é o seu cartão de visitas.
Estiloso nem sempre é luxuoso
Engana-se quem pensa que é preciso investir em marcas de luxo para se vestir bem e transmitir uma mensagem positiva. Mesmo em um estilo básico, com roupas do dia a dia e uma bota de cano curto nos pés, você pode ficar estilosa. A questão está em saber combinar e quando usar.
A ideia é bastante simples, por exemplo, uma roupa mais justa nem sempre é bem-vinda em todos os ambientes, porém, uma pessoa que se encaixa no estilo sexy consegue ficar elegante ao investir em um decote ou jogar uma camisa por cima de um cropped.
Inclusive, você pode ficar estiloso em roupas esportivas, para uma ida à academia ou para a prática de esportes e até no pijama escolhido para aquela maratona de filmes. Seguindo a mesma ideia, há casos de peças luxuosas que assustam e não aparentam nem um pouco de estilo.
O que isso quer dizer? Que para se expressar através da moda você não precisa gastar muito ou investir apenas no que está em alta. Basta respeitar o seu gosto pessoal, seu biotipo e aquilo que faz você se sentir bem.
O que você comunica por meio das roupas
Seja intencionalmente ou não, você está passando uma mensagem com suas roupas. A escolha de uma peça larga demais pode passar a impressão de desleixo, assim como muita informação nas roupas transmite uma necessidade de se destacar.
Quem quer passar despercebido pode optar por roupas nas cores neutras, como preto e branco, enquanto alguém de estilo romântico vai gostar de vestidos rodados e cores como vermelho ou rosa.
Agora, se a pessoa for roqueira ou tiver um toque do estilo dramático urbano, pode ter certeza que o couro e as roupas de tons mais escuros vão estar presentes em seu dia a dia.
Em resumo, sua vestimenta comunica quem você é, o que você gosta e até sua forma de lidar com determinadas situações. Uma pessoa mais fechada provavelmente vai optar por cores neutras e roupas que transmitam essa seriedade. Agora, se você é sociável, talvez invista nas peças com estampas e que transmitem aquele convite de “fale comigo”.
Como entender o seu estilo
Um erro clássico ao escolher roupas é não entender o próprio estilo. Se você não entende o que gosta, acaba se deixando levar por modismos e nem sempre se sente confortável com as peças que usa.
O primeiro passo antes de sair às compras é conhecer os sete estilos universais e entender onde você se encaixa. Eles são: esportivo/natural, tradicional, romântico, criativo, elegante, dramático, urbano e sexy.
Não é preciso se encaixar em apenas um, há casos em que você converge num misto de dois ou três deles, mas é indispensável conhecê-los. Vale comentar que dentre os sete estilos, o esportivo/natural, o tradicional e o elegante são considerados predominantes, enquanto romântico, dramático urbano, sexy e criativo são secundários.
Por exemplo, se você gosta de legging, moletom, camisetas mais largas e tudo que tenha conforto em primeiro lugar, seu estilo é predominantemente esportivo/natural, mas se essas peças têm estampas florais e cores delicadas, você também é romântica.
Para entender seu estilo, analise seu guarda-roupa com carinho e observe quais peças são as mais usadas. Compare com os sete estilos universais e perceba onde você se encaixa. A partir disso, é só fazer adaptações conforme a ocasião e você perceberá que fica muito mais fácil se expressar.