As bebidas alcoólicas fazem parte da vida da maioria dos adultos, seja de forma regular, seja em ocasiões especiais. Uma cervejinha com os colegas de trabalho, um champagne no ano novo ou uma dose de whisky com os amigos, a bebida faz parte do dia a dia. Mas será que os consumidores conhecem os cuidados na hora de selecionar e consumir esse tipo de produto?
Com o intuito de baratear bebidas mais caras, como o whisky, ou ainda aumentar o lucro do estabelecimento, alguns bares oferecem opções de bebida alcoólica sem procedência. O resultado é um sabor que não se compara ao dos whiskys originais, com uma qualidade abaixo do esperado e uma experiência frustrada. Mas, afinal, quais são os benefícios de consumir uma bebida alcoólica de boa procedência?
A importância da procedência
Antes de comprar uma roupa ou um eletrônico, é comum que o consumidor se pergunte de onde aquele produto vem e se ele é mesmo original. Com as bebidas alcoólicas, o procedimento não deve ser diferente!
Atualmente, existem diversas réplicas de whiskys conhecidas no mercado. Apesar da semelhança visual, é importante ter em mente que aquela bebida não passou pelos mesmos processos de produção e não possui qualidade e autenticidade garantidos.
Para além do gosto, a falta de controle na produção e distribuição da bebida também pode afetar a saúde do consumidor. Proporções equivocadas, embalagens inadequadas e armazenamento incorreto são alguns dos problemas que podem acontecer com as bebidas sem procedência.
Por que alguns whiskys são adulterados?
Consumidores que desejam produtos mais baratos e comerciantes que precisam aumentar as vendas e os lucros: essa é a combinação que dá origem à produção e distribuição de whiskys e outras bebidas alcoólicas sem procedência.
Mas será que o preço mais baixo apresenta sempre o melhor custo-benefício? Além do valor investido, é preciso considerar a qualidade, a durabilidade e o sabor da bebida antes de ter uma resposta para essa pergunta. Os whiskys originais podem ter um custo mais elevado, porém a qualidade do produto é indiscutível.
Como acontece a produção da bebida?
A produção de um whisky pode levar dias, semanas e até mesmo anos. O processo começa com a maltagem, em que é feita a germinação artificial da cevada, passa pela maceração e o cozimento, quando o malte se torna uma espécie de farinha e vai para a fermentação.
Após isso, acontece a separação da água e do álcool no processo de destilação, a maturação da bebida, e só então o whisky é homogeneizado, filtrado e engarrafado para ser distribuído. Todos os whiskys de qualidade devem passar por esse processo, já as bebidas sem procedência nem sempre recebem o mesmo cuidado.
Como identificar um whisky original?
Escolheu consumir apenas whiskys originais, mas fica na dúvida na hora de identificar a procedência? Prestando atenção em quatro pontos básicos, é possível perceber se a bebida é original.
Estabelecimento da compra
A primeira dica para evitar bebidas sem procedência é fazer a compra em estabelecimentos confiáveis. Comprar nos sites originais da marca ou em distribuidores autorizados é sempre a melhor opção.
Preço
O seu whisky favorito está com um preço muito abaixo do normal? Desconfie! Promoções podem existir, mas lembre-se de que uma bebida de qualidade dificilmente terá um preço de venda muito barato, afinal, a sua produção exige um investimento maior.
Embalagem
Bebidas originais devem possuir sempre número de série e estarem bem lacradas na hora da compra. Caso o número de série da embalagem não seja igual ao da caixa ou o lacre não esteja intacto, suspeite!
Marca
Marcas renomadas e uma boa procedência andam lado a lado. Por isso, além de ficar atento à embalagem, ao preço e ao estabelecimento, é importante escolher marcas respeitadas de whisky. Chivas, Jack Daniels, Johnnie Walker e Old Parr estão entre os exemplos.